AVISO: VOLTAMOS EM 27 DE JUNHO COM UM NOVO SITE E UM CANAL NO YOUTUBE.

Notícias

Notícias

Especial Halloween - Lenda Urbana (1998) - Crítica


A década de 90 foi marcada principalmente pelo retorno dos filmes de terror adolescente. A febre voltou a ativa em 1996 quando Wes Craven dirigiu um dos mais importantes longas do gênero daquele ano: Pânico. Dali por diante foram vários filmes seguindo a mesma fórmula, onde existe um psicopata perseguindo um grupo de jovens. E Lenda Urbana, segue a risca a velha fórmula do terror.


A história do longa segue a jovem Natalie (Alicia Witt) , uma estudante universitária que se encontra em meio a uma série de crimes sádicos, inspirados nas mais tenebrosas lendas urbanas. Instigada, ela decide pesquisar sobre um massacre ocorrido há 25 anos, envolvendo estudantes e um professor, assunto que foi encoberto pelos gestores da universidade. Logo, Natalie vai descobrir que ela é o foco de uma nova onda de crimes.


A lendas urbanas seguem aquele velho ditado: Aconteceu com alguém que conhece alguém que você conhece. E essa histórias geralmente mexem e impressionam a todos, principalmente o público jovem.



Lenda Urbana funciona muito bem como um filme de terror. Ele é ágil, tem uma direção dinâmica e eficiente. Com uma montagem eficiente, as falhas que existem no roteiro são totalmente concertadas e o outro destaque ficou por conta da sonorização que dá conta do recado.


O roteiro escrito por Silvio Horta, tenta seguir a fórmula do sucesso de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado e Pânico, porém acaba falhando gravemente. Aqui o maior problema, é o verdadeiro motivo que o serial killer está matando todos do campus. Se em ambos os filmes citados, tinham alguma coerência ou até mesmo ironia, em Lenda Urbana a explicação é no minimo vergonhosa.


Os personagens são bem carismáticos e conquistam o carisma do público logo no começo. Mas eles não fogem dos arquétipos dos longas de terror: Natalie (a bozinha), Sasha (a “evil bitch”), Paul (o herói), Parker (o cara das festas) e Damon (o atleta).


O elenco do longa traz nomes conhecidos hoje em dia mas que na época eles eram apenas novidades para a tela do cinema: Jared Leto, Alicia Witt, Rebecca Gayheart, Joshua Jackson, Michael Rosenbaum se juntavam com dois atores veteranos do cinema; Loretta Devine e o eterno Freddy Kruger, Robert Englund.


O longa fez tanto sucesso entre o público jovem que acabou rendendo mais duas sequências, uma lançada no cinema dois anos após o primeiro filme, Lenda Urbana 2, porém não conseguiu repetir o sucesso do primeiro filme e também foi massacrado pela crítica. O terceiro filme foi lançado diretamente para DVD com o nome de Lenda Urbana 3: A Vingança de Mary Stewart, porém não trazia nada dos dois primeiros filmes a não ser o nome e fez pouco sucesso entre o público.


Assim como Jovens Bruxas, Pânico e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, esse longa marcou a adolescência de muitos na década de 90 e até hoje é considerado um clássico cult do cinema de terror.

Nota: 7.0/10
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

O melhor do entretenimento