A Escolha Perfeita 2
Seguindo a boa recepção crítica do primeiro filme, 'A Escolha Perfeita 2' foi um sucesso comercial, dobrando a bilheteria de seu antecessor e se tornando a comédia/musical mais bem sucedida de todos os tempos e responsável por revitalizar o gênero. Sendo lançado de forma modesta no Brasil, a quantidade de fãs que o primeiro longa atraiu após ser lançado foi o suficiente para a franquia ser considerada um fenômeno. Já foram mais de US$250 milhões e o filme continua em cartaz em várias partes do mundo.
A Saga Divergente: Insurgente
'Insurgente' não foi o sucesso esperado e não está no mesmo patamar de 'Jogos Vorazes', mas não deixou de ser um sucesso e de atrair fãs. Com a platéia já ambientada no universo dos livros, sobrou espaço para os efeitos e cenas mais agitadas do que trabalhadas, nesta sequência que pode ser ou de fácil agrado para grande parte do público ou de incomodação para aqueles que não entendem o que está acontecendo. As únicas unanimidades foram Theo James como Quatro e Shailene Woodley como Tris, e claro a sempre incrível Kate Winslett como a grande vilã da história. 'Insurgente' pode não ser gigante, e talvez não marque época, mas é entretenimento garantido para todos os espectadores e um dos filmes mais comentados da primeira metade do ano.
Cinderella
Cinquenta Tons de Cinza
O que falar de um filme que é ame ou odeie . Cinquenta Tons de Cinza é um filme que pode atrair mais por seu conteúdo do que propriamente por sua história. O romance foi talvez o filme mais polêmico dos últimos anos, e antes mesmo de ser lançado já recebia elogios e críticas. Dependendo de como você decide assistir este filme, aceitando a proposta ou não, a química imposta por Jamie Dornan e Dakota Johnson pode ser natural e intensa, as cenas de sexo podem ser atraentes e convincentes, e a caracterização pode ser extremamente fiel, ou ambos os atores podem ser incompetentes, a história boba e as cenas menos do que o esperado. Amando ou não, '50 Tons de Cinza' vai deixar 2015 marcado como um dos filmes mais falados e divididos da história recente.
Kingsman
'Kingsman' não apareceu em nenhuma lista de filmes mais aguardados do ano, e parecia mais um clichê do que a surpresa que foi. Apesar de não ser tão consistente ou apelativo como sua clara inspiração ('007'), com bela atuação, caracterização, humor, e cenas incríveis, o longa se firma como uma das surpresas mais agradáveis do ano, e é difícil deixar a sala de cinema sem estar ao menos satisfeito.
Divertida Mente
A Pixar já nos entregou grandes clássicos e decepções, e 'Divertida Mente' entra na primeira categoria. Divertido, profundo e criativo, o filme conta com personagens carismáticos e uma bela caracterização infantil da mente das pessoas. Nele, a menina Riley passa por vários problemas em sua vida, enquanto dentro de sua mente, suas cinco principais emoções (Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho) tentam resolver os problemas que a eles são atribuídos. Com destaque para as opostas Alegria e Tristeza, o filme é uma das mais belas animações recentes da Pixar, e promete agradar tanto adultos como crianças.
Jurassic World
Velozes e Furiosos 7
Vingadores 2: Era de Ultron
O filme mais esperado do ano parecia incrível à primeira vista. E não deixem que digam o contrário, 'Vingadores 2' ainda é uma grande produção, mas após você perceber que o filme é mais uma repetição do primeiro, e que não há absolutamente nada (exceto talvez a morte do Mercúrio) que fique em sua cabeça após o término, seu brilho e impacto diminuem. O sucesso continuou gigantesco, apesar de a bilheteria não se igualar à do primeiro, e sua recepção crítica ter sido apenas positiva (comparada a aclamação do primeiro filme). Há, ainda sim, muita espera pela continuação do Universo Marvel, mas talvez as poucas críticas (que três anos atrás foram inexistentes) sirvam para os diretores pensarem se liberar toda a história e acontecimentos antes de o filme estrear seja mesmo uma boa escolha.
Mad Max: Fury Road
A trilogia inicial sustentava uma grande aclamação por parte da crítica, além de ser uma das sagas mais lucrativas de todos os tempos, e apesar de a retomada não ser tão falada como outras superproduções, 'Mad Max' encontrou neste filme o melhor jeito de se revitalizar uma franquia. Apesar de ser mais atrativo ao público masculino, com uma velocidade e intensidade alucinantes, um cenário e edição de som e imagem dignos de Oscar, e com atuações impressivas de Charlize Theron e Tom Hardy, este último caindo nas graças do público do mesmo jeito que Mel Gibson fez anos atrás, 'Mad Max' pode muito bem ser o melhor blockbuster do ano.