Com o lançamento de 'Terremoto - A Falha de San Andreas', o SuperTenimento preparou um especial com os dez melhores filmes de catástrofe já feitos. Confiram:
10 - 2012 (2009, USA, 158min)
Polêmico mas divertido. Assim podemos descrever 2012, que marcava a volta de Roland Emmerich aos filmes de desastres depois de 05 anos sem tocar no tema. O filme traz no elenco nomes de peso como John Cusack, Amanda Peet, Chiwetel Elijofor, Oliver Platt, Thandie Newton, Danny Glover e Woody Harrelson. A premissa do filme é a mais simples: Devido a bombardeamentos de erupções solares, o núcleo da Terra começa a aquecer a um ritmo sem precedentes, provocando o deslocamento da crosta terrestre. Isso resulta em vários tipos de cenários apocalípticos, que vão desde a Califórnia caindo no Oceano Pacífico, a erupção do supervulcão de Yellowstone, grandes terremotos e vários megatsunamis ao longo de cada costa na Terra, mergulhando o mundo em caos. A película centra-se em torno de um elenco de personagens e em como eles escaparem das catástrofes múltiplas em um esforço para atingir alguns navios construídos no Himalaia, junto com cientistas e governos do mundo todo que estão tentando salvar tantas vidas quanto podem antes das catástrofes decorrentes. Os efeitos são incriveis e de tirar o fôlego, porém o que mais peca é que o filme não tem roteiro algum e acaba sendo sustentado por essa cenas de destruição. O filme não foi bem recebido por boa parte da critica e a Nasa ainda afirmou que é o filme mais sem fundamento dos últimos anos. Mas mesmo assim o filme foi um verdadeiro sucesso de bilheteria.
9 - Armageddon (Armageddon, USA, 1998, 150min)
É inevitável não comparar Armageddon com Impacto Profundo. Ambos os filmes foram lançados muito perto (menos de dois meses de diferença) e suas história são muito similares. Diferente de Impacto Profundo que temos uma produção um pouco mais desenvolvida na carga emocional e no qual a destruição é inevitável, aqui a situação é bem diferente. Armageddon aposta mais nas explosões e na história envolvendo os personagens de Liv Tyler, Bruce Willis e Ben Affleck, que acaba rendendo momentos bons mas também momentos bem cansativos. O elenco além desses três nomes, traz um elenco com grandes nomes como Michael Clarke Duncan, Billy Bob Thorton, Owen Wilson, Will Patton e Steve Buscemi. Armageddon foi um verdadeiro fenomeno de bilheteria naquele ano mesmo sendo recebido mornamente pelos críticos. Impossível não lembrar da canção “I Don’t Want To Miss A Thing” interpretada pela banda Aerosmith.
8 -Terremoto: A Falha de San Andres (San Andreas, USA, 2015, 114min)
A mais nova empreitada americana no gênero de catástrofe é Terremoto: A Falha de San Andreas, estrelado por Dwayne Johnsson, Carla Gugino, Alexandra Daddario, Colton Haynes, Ioan Gruffudd e a cantora Kylie Minogue. Aqui a premissa é a seguinte: Um terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray, um bombeiro especializado em resgates com helicópteros, tenha que percorrer o estado ao lado da ex-esposa para resgatar a sua filha Blake, que tenha sobreviver em São Francisco com a ajuda de dois jovens irmãos. Apesar de ter sido recebido pela critica bem moderadamente, o filme vem fazendo sucesso e provando a velha teoria que cinema de catástrofe é sempre um tiro certeiro.
7 - Guerra dos Mundos (War of The Worlds, USA, 2005, 116min)
Esse é o tipo de filme que muitos vão amar e outros vão achar mais do mesmo. E é exatamente isso que Guerra dos Mundos é, um filme que não traz nada de novo em seu roteiro a não ser que o foco de destruição dessa vez não é a cidade de Nova York. Tom Cruise interpreta o pai de família Ray Ferrier que tem que proteger seus filhos, aqui interpretados por Dakota Fanning ( em uma atuação certamente irritante) e Justin Chatwin (ta melhor que o Goku), de um ataque alienígena. As cenas de destruição são incríveis e não podemos negar, porém o que peca aqui no filme é seu segundo ato, onde ele acaba se transformando mais em um filme dramático e familiar do que aquela ação frenética que assistimos no primeiro ato. Muitos devem se perguntar se o filme poderia ser chamado de remake do filme de 1953, definitivamente não. Ambos os filmes possuem apenas o nome idêntico porém suas ideias são totalmente diferentes.
6 - Impacto Profundo (Deep Impact, USA, 1998, 121min)
O ano de 1998 foi um ano bastante agitado para o cinema de
catástrofe, duas produções que tinha quase que a mesma ideia foram lançadas em
um período de menos de 2 meses de diferença. Armageddon e Impacto Profundo
seguiam a mesma linha de ideia porém um focava mais na destruição do planeta
(Impacto Profundo) enquanto que o outro focava mais na história dos astronautas
(Armageddon). Impacto Profundo é um drama de primeira qualidade, pois retrata
toda a preparação para o caos. O elenco tinha grandes nomes como Morgan
Freeman, Elijah Wood, Robert Duvall, Téa Leoni, Vaness Redgrave e Leelee
Sobieski. A cena de destruição é de impressionar.
5 - O Inferno de Dante (Dante’s Peak, USA, 1997, 109min)
Saindo um pouco da pele do agente secreto mais famoso do mundo e da pele de uma das personagens mais icônicas dos anos 90, Pierce Brosnan e Linda Hamilton, estrelaram em 1997 esse drama de catástrofe que se transformou em um clássico da sessão da tarde, aqui no Brasil. A história se passa na pequena cidade de Dante’s Peak, onde um vulcão que estava inativo desperta e uma onda de destruição s espalha pela cidade. Apesar de ser bem mais “fraco” que os outros dois, O Inferno de Dante possuí ótimos cenas de ação e momentos que faram você ficar mais que tenso. Apesar de ter sido mal recebido pelos críticos, o filme fez sucesso nas bilheterias, onde soma mais de U$ 178 milhões de dólares ao redor do mundo.
4 - Twister (Twister, USA, 1996, 113min)
O que falar de Twister. É simplesmente um dos melhores
filmes de desastre dos anos 90, as cenas impressionam e tiram o fôlego de
qualquer. O filme acompanha cientistas que perseguem tornados para
pesquisá-los. Apesar de uma premissa bem básica, o elenco composto por Bill
Paxton, Helen Hunt e Phillip Seymour Hoffman se sai bem na medida do possível
principalmente porque o filme não pede uma atuação digna de Oscar. Aqui o que
vale mesmo são as cenas de destruição, onde uma é melhor que a outra. Quem não
lembra da clássica cena da vaca voando ou dos personagens de Paxton e Hunt
dentro de um furacão. O filme deve ser re-lançado nos cinemas em 2016 em
formato 3D em comemoração dos 20 anos de lançamento.
3 - O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow, USA, 2004, 124min)
Roland Emmerich já tinha alcançado a fama quando dirigiu Independece Day, lá em 1996. Depois do sucesso o diretor alemão dirigiu Godzilla, que foi massacrado pela crítica e O Patriota, filme de guerra estrelado por Mel Gibson. Após uma pausa de 04 anos, Emmerich voltava para as telas do cinema na direção de um dos melhores filmes de catástrofes dos últimos anos: O Dia Depois de Amanhã. Se antes tínhamos filmes catástrofes com apenas um tipo de desastre natural, aqui Emmerich usou e abusou da criatividade colocando uma Era Glacial, Tornados e Tsunamis prontos para destruir o mundo. O filme foi um sucesso de bilheteria, somando mais de U$ 540 milhões de dólares ao redor do mundo.
2 - O Impossível (Lo Imposible, ESP, 2012, 118min)
O Tsunami ocorrido na Indonésia, em dezembro de 2004, arrasou cidades, matando milhares de pessoas e mudando a vida de muitos para sempre. Foi então que o diretor Juan Antonio Bayone, conhecido pelo ótimo El Orfanato, resolveu contar a história de uma família espanhola que sobreviveu a essa tragédia. Fugindo dos padrões de Hollywood, Bayone fez um dos melhores dramas catástrofes dos últimos anos, literalmente é impossível não chorar nas cenas até porque Naomi Watts e o jovem ator Tom Holland, estão perfeitos como mãe e filho. A maior parte do filme assistimos a luta dos dois de sobreviver a essa tragédia e também de se reencontrar com sua família, já que foram separados no momento do tsunami. Outro mérito do filme é a reconstrução do tsunami, uma cena impressionante e que chega a causa uma certa claustrofobia. O Impossível é um filme que merece ser visto por todos.
1 - Independence
Day (Independence Day, USA, 1996, 145min)
Olha ele de novo aqui, Roland Emmerich, definitivamente é o
cara perfeito para dirigir filmes de catástrofes. Aqui a história se concentra
em um grupo heterogêneo de pessoas que se encontram no deserto de Nevada, e,
junto com o resto da população mundial, participam da última chance de
contra-ataque da humanidade em 4 de julho - mesma data do feriado do Dia da
Independência dos Estados Unidos. O elenco formado por Bill Pullman, Will
Smith, Vivica A. Fox, Mary McDonnell, Judd Hirsch, Jeff Goldblum, Randy Quaid,
Harry Connick Jr. e Mae Whitman lutam para se manterem vivos após o
desastre. A cena de destruição é com
certeza a mais lembrada dos anos 90, quem não recorda da destruição do préido
pelo raio azul ou Will Smith invadindo a nave alienígena. Independence Day foi
um marco para o cinema nos ano 90, se transformou em um verdadeiro fenômeno de
bilheteria e ganhou um Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Em 2016, 20 anos
depois do primeiro filme, chega aos cinemas a continuação do filme, dessa vez
focando na história do filho do personagem de Will Smith.