AVISO: VOLTAMOS EM 27 DE JUNHO COM UM NOVO SITE E UM CANAL NO YOUTUBE.

Notícias

Notícias

Os Motivos que Tornam Taylor Swift a Dona da Música Pop Atual


Com a chegada de 'Bad Blood', novo single de '1989', Taylor Swift consolidou o que todos já sabiam. Após ter o álbum mais vendido de 2014, e em vias de ter o mais vendido de 2015, a cantora está no topo da música Pop mundial. Além disso, são três singles número 1 na Billboard, uma turnê com mais de 100 milhões de dólares arrecadados, prêmio de artista do ano no Brit Awards e uma possível tonelada de prêmios do Grammy de 2016. Mas por que ela faz tanto sucesso?


Diversas já passaram por esse posto, e diversas ainda vão passar. Britney Spears e Beyoncé são exemplos mais longínquos, enquanto Lady Gaga, Katy Perry e Adele dominaram de 2009 a 2011, respectivamente. Nem sempre o que se espera após esse período de grande sucesso é algo bom. Britney nunca mais atingiu o mesmo patamar de seus primeiros lançamentos, ou lançou singles que marcassem tanto como 'Baby One More Time' e 'Ops, I Did it Again'. No entanto, ano após ano, Beyoncé se distancia mais das outras cantoras e se aproxima mais dos grandes nomes da história da música.

Katy Perry nunca mais teve o mesmo sucesso depois de 'Teenage Dream', e a qualidade de suas músicas continua a oscilar, apesar de a cantora estar firmada até hoje, diferentemente de Lady Gaga, que praticamente sumiu dos grandes holofotes. De maior aposta do Pop, sucessora de Madonna por conta de sua ousadia, à gravar um álbum todo educado com Tony Bennet. Adele e Beyoncé são as únicas entre as 5 citadas que experimentaram, além de sucesso com o público, aclamação crítica generalizada. Infelizmente a cantora britânica, depois de dominar todas as paradas com '21', entrou em hiato musical e não tem previsão de lançamento próximo.

A premissa diz que deve ser diferente com Taylor. Artisticamente ela ainda tem o que evoluir, então acredito que este álbum não seja sua obra prima, ou sua consolidação, como 'Beyoncé' foi para Bey. A diferença dela para Britney e Perry é que Taylor sim escreve suas músicas, sabe cantar, e sabe evoluir sua imagem sem apelar. De uma garota que cantava música Country para uma jovem mulher que não se importa em mostrar que não é perfeita e não é a Femme Fatale que tantas tentam se provar e poucas conseguem (Beyoncé e Madonna são exemplos bem sucedidos).


O que tornou '1989' tão fácil de ser ouvido, comprado e falado, é justamente a sua facilidade. Taylor Swift fez músicas, que apesar de lembrarem seus ex-relacionamentos como antes em sua carreira, tivessem letras que divertidas e inteligentes o suficiente para agradar os públicos masculino e feminino, adultos e crianças, fez músicas e clipes que idosos podem ver sem se sentir ofendidos ou não ficarem sem entender nada do que está acontecendo. Além disso, escolheu certo seus singles, escolheu certo a sequência em que foram lançados, escolheu certo diretores e parceiros, escolheu certo até mesmo a época em que começaram a ser lançados. O melhor exemplo? 'Bad Blood' não é a melhor música do álbum, mas com uma tonelada de atores, cantores e com uma participação do melhor e mais falado Rapper da atualidade (Kendrick Lamar), transformou o clipe no catalizador para levar seu terceiro single ao número um. Isso são escolhas certas.



'Blank Space' e 'Shake it Off' foram umas das melhores músicas de 2014, e isso quer dizer algo. A primeira é incrível e de longe o melhor que ela já escreveu, debochando de si mesma, e se aproveitando da mídia para subir nas paradas, além da atuação de primeiro nível que tornou o clipe simples em algo realmente marcante e divertido. Já 'Shake it Off' teve "dificuldades" com seu clipe, mas a animação da música a deixou presente em todo e qualquer tipo de festa, sendo uma das músicas mais acessíveis de sua carreira. Ela conseguiu entrar no patamar universal com seus novos singles, algo que poucos cantores conseguiram ao longo dos anos.


Taylor Swift é uma artista, não apenas uma cantora ou uma imagem e isso deve fazer com que ela dure mais do que boa parte das cantoras aqui citadas. Com uma comparação, vejo mais ela se aproximando do status de Beyoncé em um futuro não tão próximo do que sumindo gradativamente da mídia, como Lady Gaga. O caminho ainda é longo, é tortuoso, e ainda requer evolução e mais escolhas certas, mas com '1989' Taylor já provou que não é a sorte que a está lhe colocando aonde está. Os mais singelos parabéns a cantora por chegar aonde chegou e nos deixar ansiosos para ver o que está por vir, mas por enquanto a afirmação procede, Taylor Swift é a dona da música Pop atual.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

O melhor do entretenimento