Confiram agora a segunda parte do especial em homenagem à carreira do Rei do Pop. Se você ainda não viu a primeira parte, confira ela aqui!
Remember The Time
Os cenários egípcios foram tão bem trabalhados que mais relembra um filme, os efeitos continuavam inovativos e a dança e música como sempre bem encaixadas e cativantes. 'Remember The Time' é um videoclipe com todas as marcas registradas e com a mesma fórmula criada anos antes com 'Thriller', mas mesmo assim ainda parecia inovador e novo quando lançado. Sem dúvida um de seus clipes mais fáceis, atuais, influentes e agradáveis de serem assistidos. Destaque para uma das poucas vezes em que vimos Michael Jackson beijando alguém em seus videoclipes.
The Way You Make Me Feel
Uma de suas músicas mais cobertas, repetidas e lembradas, 'The Way You Make me Feel' é a representação perfeita da música de amor universal, em que um homem venera uma mulher, e o vídeo só poderia seguir a mesma linha. Poucas pessoas nos anos 80 não queriam estar no lugar do casal no vídeo, e talvez isso continue até hoje.
Bad
'Bad' tem 18 minutos e mais parece um pequeno filme do que propriamente um vídeo musical. É bem provável que as pessoas se lembrem mais de Jackson todo de preto enquanto largava seu famoso bordão "Who's Bad?" e fazia coreografias e danças até então inéditas na televisão em meio à uma estação de trem que se tornaria icônica e um clichê para futuros vídeos. Se você for uma dessas pessoas, pare para analisar como um videoclipe pode ser levado a sério, como ele pode contar uma história profunda e como é possível fazer valer grandes atuações mesmo em um espaço pequeno de tempo.
Leave me Alone
Foi aqui que Jackson começaria a se defender dos tablóides, e fez isso juntando uma peça musical incrível à um vídeo temático, auto difamatório e inegavelmente divertido, que embora hoje pareça de fácil produção, na época era considerado um avanço visual. 'Leave me Alone' continua até hoje uma de suas obras mais monumentais, e apesar de não ter sido lançado nos EUA o vídeo foi nomeado e ganhou diversos prêmios.
Black or White
500 Milhões de pessoas para assistir a estreia de um vídeo na televisão, esse era o nível da popularidade de Michael Jackson. Em 'Black or White' foi a primeira vez que o mundo viu Jackson branco, e ele estava justamente promovendo uma canção e um vídeo sobre o amor independente de cor ou nacionalidade. Parecendo extremamente frio e calculado ou não, com uma direção genial, cenários incríveis e com a icônica e praticamente inédita transformação de rostos 'Black or White' figura até hoje como uma das músicas mais lembradas da carreira de Michael. E um bônus, os últimos quatro minutos em que MJ quebra um carro e diversas vidraças, são até hoje censurados.
Billie Jean
'Billie Jean' é a melhor música de Michael Jackson, amplamente considerada a melhor música dos anos 80, e constantemente colocada nas mais diversas listas de melhores músicas de todos os tempos. A qualidade inegável da canção deixada de lado, o clipe não continha rotinas de dança, mas tinha Michael Jackson dançando pela primeira vez como Michael Jackson, e não como um membro dos Jackson 5. Os azulejos brilhantes e a temática e cenário lembram filmes clássicos da época, e até hoje o mistério sobre a história do vídeo e da música continua. 'Billie Jean', contando também com suas apresentações ao vivo, é talvez o maior legado de Michael para a indústria musical.
Scream
'Scream' é um espetáculo visual. Com efeitos inovadores para a época e com uma direção de arte, figurino e cenários dignos de Oscar, o vídeo se utiliza de uma temática espacial para representar a paranoia e a pressão acerca das carreiras de Michael e Janet Jackson, enquanto ainda tocaria em questões que até hoje são levantadas, como o papel opressor da mídia e até que ponto a evolução tecnológica vai continuar a nos entreter. A química dos irmãos é impressionante, e apesar de ser carregado de ódio e raiva a cada segmento, as sequências são tão bem executadas e de forma tão limpa que assistir a 'Scream' é uma tarefa extremamente agradável. Lembrando que o vídeo continua a ser o mais caro da história.
Smooth Criminal
Visualmente um dos momentos mais lembrados de Michael é o 'The Lean' com a icônica roupa branca em 'Smooth Criminal'. O vídeo tirado do filme 'Moonwalker' tem tudo, desde coreografias, ao próprio moonwalk, ao já falado The Lean. É realmente impossível que você não tenha visto algo relacionado à este vídeo ou não tenha ouvido a frase 'Annie Are You Ok' alguma vez na sua vida sem se perguntar quem era Annie. Se não, assista e aprecie a arte.
Beat It
'Beat it' foi o terreno mais ousado em um vídeo até 'Thriller' ser lançado meses depois, e foi a constatação que Michael Jackson tinha chegado à um novo nível. Um nível em que seu vídeo musical pode ser utilizado em campanhas contra a violência, em que suas coreografias são dançadas em qualquer festa, em que sua jaqueta se torna um objeto de consumo e suas atitudes durante um filme de cinco minutos se tornam espelho para todos os jovens. Se hoje é impossível um artista Pop fazer sequer algo relacionado ao Rock, Michael fez e colocou transformou este Rock em algo extremamente popular.
Thriller
Foram 31 anos já, mas podem se passar 31 séculos, e 'Thriller' vai continuar sendo o maior e mais influente vídeo clipe de todos os tempos. Nunca um vídeo foi tão icônico ou tão requisitado, e a pergunta seria em quanto tempo o vídeo levaria para estourar a quantidade de visualizações permitidas caso fosse lançado hoje. Desde o diálogo com a garota, até a incrível transformação em lobisomem (inovadora para a época), até o método realista de retratar os zumbis e os tornarem tão populares como quaisquer outros monstros e ditar moda para uma infinidade de filmes, séries e desenhos, até a dança, a música, à jaqueta, a encarada para a câmera no final, absolutamente tudo durante os treze minutos de vídeo se tornaram de um valor inestimável para a cultura Pop mundial. 'Thriller' estaria em primeiro em qualquer lista de videoclipes, por que é o significado literal de como deveria ser um videoclipe.
Michael Jackson será sempre lembrado como um dos maiores artistas que já viveu, e seu legado e importância para o mundo do entretenimento são incomparáveis. Como um bônus, e uma última homenagem no sexto aniversário de sua morte, fica para vocês o clipe de 'Love Never Felt so Good' em que um de seus pupilos, Justin Timberlake, completa uma de suas músicas não terminadas. Descanse em paz Rei do Pop!