'Esquadrão Suicida' só será lançado em agosto do ano que vem, e até lá teremos uma boa quantidade de blockbusters e filmes de super heróis, mas com a tonelada de publicidade que o longa vem ganhando parece que estamos na porta do lançamento.
A DC está criando (com sucesso) uma expectativa muito maior com 'Esquadrão Suicida' do que seu "principal filme", o confuso 'Batman vs Superman', que também será lançado em 2016. Boa parte disso se deve ao fato dos possíveis acertos que a produtora fez ao colocar Will Smith e Margot Robbie em papéis principais e dar uma temática mais sombria aos vilões. No entanto a grande incógnita, e grande receio que o filme traz é se Jared Leto conseguirá, ou não, superar o Coringa de Heath Ledger, após o mesmo fazer uma das maiores performances da história do cinema recente. Uma opinião: não.
Leto foi incrível no incrível 'Clube de Compras Dallas', que teve como a atuação seu ponto forte e levou as duas estatuetas masculinas deste quesito no Oscar de 2014 (Mathew McConaughey ainda deve estar na memória de todos). Não se pode duvidar de sua capacidade de adaptação, mas o caso é que o personagem do Coringa foi levado à um nível onde a simples adaptação parece impensável. Jack Nicholson, antes, havia feito uma interpretação maravilhosa, extravagante, no entanto se torna apenas mais uma atuação perto do que foi feito por Ledger e este é o ponto principal, Leto vai atuar ou viver o Palhaço do Crime?
Fotos do Set
Não se pode esquecer que o melhor Coringa, precisa do melhor Batman. Em meio à confusão que a DC faz com seus títulos, sem as pessoas saberem se 'Batman vs Superman' será continuação de 'Homem de Aço', um filme novo, o primeiro "Liga da Justiça" prejudica Ben Affleck que viverá o homem morcego. Sem um Batman bem estabelecido, para dar motivos e razão para o Coringa, o personagem fica pela metade.
A morte de Ledger foi apenas a "cereja do bolo", sua "coroação", pois o que vem antes preparou de forma perfeita para um dos finais mais impactantes do cinema. As grandes atuações são notadas apenas depois que o filme já está bem conhecido aos olhos do público, quando as pequenas coisas começam a chamar a atenção. Como quando se percebeu que Hannibal Lecter não piscava durante o filme, e como se percebeu que o Coringa não olhava para suas vítimas. Mitos foram construídos em volta da cena da destruição do hospital, da cena de seu interrogatório com o Batman, em volta de sua própria morte, como já falado. Trejeitos replicados e recriados, uma maquiagem borrada, uma fantasia em forma de roupa comum, um personagem insanamente real, refletindo da forma mais perfeita possível a loucura que se instalou em sua mente. Leto deve fazer um grande trabalho, mas pouco pode se fazer em cima de uma obra prima, coroada da forma mais triste, e mais louvável possível.
Respondendo a questão levantada a alguns parágrafos, Jared Leto atuou em 'Clube de Compras Dallas', e tudo indica que ele atuará novamente. Sua atuação será mais fácil, pois todo o exibicionismo e a extravagância já fazem parte dele, faltando apenas simular a loucura. A mesma loucura, no entanto, que Ledger viveu, consumiu e que terminou por consumi-lo. Diversos relatos sobre como ele estava imerso no papel também vieram a tona, inclusive um suposto caderno de anotações, sinalizando o "fim" ao seu final. Leto deve fazer uma grande representação, ainda mais próxima dos quadrinhos, sendo possível dizer que este seria o papel perfeito para ele. Se ele está tão "assustador", vamos descobrir, mas para o ator que já vive uma vida de extravagancia e exibicionismo, será muito mais fácil representar o Coringa, mas entre atuar e viver, o primeiro parece mais plausível nesse caso.