AVISO: VOLTAMOS EM 27 DE JUNHO COM UM NOVO SITE E UM CANAL NO YOUTUBE.

Notícias

Notícias

Crítica - Carrossel: O Filme


Quem nunca ouviu ou assistiu em algum período de sua vida a novela infantil Carrusel (ou como ficou conhecida no Brasil, Carrossel)? A novela que foi um verdadeiro marco na televisão mexicana no anos 80 e que também se tornou um verdadeiro sucesso em sua exibição pelo SBT, no ano de 1991, se consolidou com uma marca forte e de grande visibilidade para o público infantil. Eis que então duas décadas depois da exibição mexicana, o SBT adquire os direitos para criar a sua própria versão da história. Assim, a emissora de Silvio Santos criava uma das novelas infantis mais bem sucedidas em anos na TV Brasileira, o sucesso foi tanto que Carrossel logo se tornou uma das marcas mais rentáveis entre o público infantil.

 
O folhetim assinado por Isis Abravanel, esposa de Silvio Santos, não decepcionou em nenhum momento ao longo de seus 310 capítulos e logo se transformou em um verdadeiro fenômeno de audiência para os padrões da emissora. Essa vitória só reforça que faltava um espaço dedicado para as crianças na faixa noturna das emissoras, já que a maioria aposta em telejornais sensacionalistas ou novelas voltadas diretamente para os adultos. Carrossel logo conquistou uma legião de fãs ao redor do país e assim resgatou o público que fugia desses programas. Não foi preciso dizer que a novela rendeu frutos: atualmente está sendo reexibida com grande sucesso a noite, além de ter rendido a fraca série Patrulha Salvadora e agora, Carrossel O Filme, um longa que há tempos o cinema nacional devia para o público infantil.



A história de Carrossel O Filme é bem simples: os alunos da fictícia Escola Mundial estão em férias e viajam para um acampamento, que pertence ao avô de uma das crianças do grupo. Sem a presença da querida professora Helena (Rosanne Mulholland, agora de volta ao casting da concorrente Globo) e acompanhados da diretora dividida em duas equipes para a disputa de uma gincana. No entanto, os times terão que unir forças para evitar que o sítio seja vendido para o vilão Gonzalez, que pretende transformar o local em uma fábrica poluente.


Se você for assistir Carrossel O Filme fique ciente que é um filme voltado para um público bem especifico dos 04 aos 12 anos de idade, ou seja, tudo pode se tornar caricato demais, bobo demais, superficial demais, mas é aí que entra os méritos de Carrossel O Filme, ele se permite a levar isso por ser uma trama mais fantasiosa.


Acredito que o único sinal de alerta para os produtores foi o tempo que o filme demorou para acontecer, da estreia da novela até a chegada do filme, já se passaram 03 anos e muita coisa mudou. O elenco que antes eram crianças hoje já são pré-adolescentes e muitos deles mudaram não só de aparência mas a voz também, que é o caso dos atores Nicholas Torres, Lucas Santos e Thomaz Costa e das atrizes Larissa Manoela, Fernanda Concon e Maisa Silva. O restante do elenco mudou também porém os que mais sofreram com as mudanças foram esses atores, onde não aparentam nada dos personagens que eles interpretavam quando criança na novela.

 
Sobre o roteiro, ele é direto e bem desenvolvido dentro daquela proposta que o filme quer passar e também atingir, ou seja, são situações engraçadas na maior parte e quase nenhuma reviravolta. Um ponto de destaque do roteiro de Márcio Alemão e Mirna Nogueira, é quem em menos de 90min de filme, eles conseguem dar valor a cada um dos personagens que eles tem em tela, sendo que nenhum tem mais espaço que o outro. E isso é interessante também porque podemos ver não só o amadurecimento físico mas também o amadurecimento profissional, onde os grandes destaques ficam para: Lucas Santos, Stefany Vaz, Thomaz Costa, Larissa Manoela e Nicholas Torres estão dominando bem seus personagens e conseguem estar visivelmente mais seguros e tranquilos diante das câmeras. O elenco adulto se sai bem com as presenças de Orival Pessini, como Sr. Campos, o dono do acampamento Panapaná, Noemi Gerbelli como a divertida diretora Olivia, Márcia de Oliveira como a estabanada Graça e o estreante Gabriel Calamari. Já no campo da maldade, Paulo Miklos e Oscar Filho, interpretam os bandidos Gonzales e Gonzalito, um dupla que apesar de muito estereotipada, é divertida de se ver em tela.


A trilha sonora de Carrossel O Filme é outro destaque, com músicas fáceis e que prometem conquistar as crianças, elas aparecem em momentos certos do filme, não o transformando em momento algum em um musical.


Carrossel O Filme pode não ser comparado a grandes produções do gênero ou a um longa destinado ao mesmo público da Disney, porém ele acaba acertando ao levar para as telas do cinema os melhores elementos da história na TV, e assim nos entregando uma trama super divertida, leve, sem nenhum apelo e como disse acima com números musicais que prometem ficar grudados na cabeça da garotada. Além de claro trazer lições super valiosas sobre amizade e companheirismo e também sobre a importância da preservação ecológica, mesmo que tudo isso soe as vezes infantil.

Carrossel O Filme é sem sombra de dúvidas uma das melhores opções para essas férias, basta apenas você perder o preconceito e embarcar nesse CARROSSEL.

Nota: 8.5/10
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

O melhor do entretenimento