O Especial da Semana da Criança continua e hoje vamos começar a falar sobre os principais desenhos que marcaram em 04 Grandes Canais da TV A Cabo: Cartoon Network, Fox Kids, Nickelodeon e Disney Channel.
Confiram então quais foram os 10 desenhos que marcaram no Cartoon Network:
Animaniacs (Animaniacs, USA, 1993-1998, 5 Temporadas, 99 Episódios, Fox Kids/The WB)
Quem tinha irmãos certamente se familiarizou com as situações vividas pelos três irmãos protagonistas desse grande sucesso do Cartoon. Levemente inspirados no longa metragem Uma Cilada para Roger Rabbit, essa animação rendeu boas risadas e um formato até então inédito na época, seus episódios continham 3 mini episódios vividos por diversos personagens.
O Laboratório de Dexter (Dexter’s Laboratory, USA, 1996-2003, 78 Episódios, Cartoon Network)
Dexter é talvez o melhor e mais icônico desenho da Cartoon, e o favorito da maioria. A fórmula era simples, um menino gênio, com um laboratório gigantesco dentro do próprio quarto e uma família clássica - o pai trabalhador, a mãe dona de casa, e a irmã implicante - não se precisava de coisas extremamente surreais, ou de reviravoltas e piadas elaboradas, Dexter era incrível por tornar coisas do cotidiano em em histórias que prendiam todas as crianças e adultos na frente da televisão, seja esse cotidiano dentro ou fora do laboratório. Com um charme especial, o vilão Mandark figura facilmente como um dos melhores da história dos desenhos animados.
As Meninas Super Poderosas (The Power Puff Girls, USA, 1998-2005, 79 Episódios, 6 Temporadas, Cartoon Network)
Quando até meninos querem ter os poderes de meninas, você sabe que um desenho deu certo. Com sua história repetida dia após dia, Meninas Poderosas é outro desenho que marcou por seu carisma, e as personalidades totalmente divergentes das três meninas foram uma jogada de mestre dos criadores. Destaque para o grande número de vilões icônicos, entre eles Ele, Fuzzy, A Gangue Gangrena, os Meninos Desordeiros, o Trio Ameba e é claro o clássico Macaco Louco, e para os personagens de apoio, entre eles o prefeito, a Senhora Belo (o qual nunca vimos o rosto) e o professor Utonio.
Dragon Ball Z (Dragon Ball Z, JPN, 1989-1996, 9 Temporadas, 291 Episódios, Cartoon Network)
Dragon Ball é inquestionavelmente o mangá/anime de maior sucesso da história. A imagem e voz de Goku (especialmente no Brasil) são universalmente reconhecidas, e é impossível encontrar uma criança que nunca tenha assistido à algum episódio da série. com mais de 200 milhões de volumes vendidos mundo afora, e com uma nova série lançada em 2015, a popularidade de Dragon Ball continua a crescer e faz todos os fãs que levantavam as mãos quando Goku pediam quando crianças, continuarem acompanhando.
Pokémon (Pokémon, JPN, 1997 - , Cartoon Network)
Baseado nos jogos Pokemon Red e Pokemon Green (1996), a série animada se tornou uma das maiores febres entre as crianças. Desde os populares jogos eletrônicos (constantemente entre os mais vendidos), das cartas e até das miniaturas colecionáveis, tudo feito sobre a série tinha a intenção de espalhar o seu slogan "Gotta Catch'em All" (temos que pegar em português). Até hoje crianças ainda se divertem com os cards colecionáveis, e os agora adultos com os jogos cada vez mais mundializados e competitivos. Mesmo com uma história cheia de falhas e incongruências quando comparada aos jogos, a série animada conquistou pelo visual colorido, pelos personagens carismáticos e principalmente pelo universalmente conhecido Pikachu, que se tornou a cara da franquia. Não bastasse toda sua popularidade, no ano que vem será lançado PokemonGo, aplicativo que promete trazer os monstrinhos para o mundo real, espere uma nova leva de popularidade.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, JPN, 1986 – 1989, 114 Episódios, Cartoon Network)
Os Cavaleiros do Zodíaco podemos dizer que foi sem sombra de dúvidas o desenho que abriu as portas para diversos animes que marcaram a nossa infância. Quando estreou lá em 01 de Setembro de 1994 na extinta Manchete, ninguém esperava que esse anime fosse quebrar paradigmas na televisão brasileira, bem como traria tendências que se enraizariam fortemente em nossa cultura. O sucesso da série foi astronômico. A “molecada”, acostumada com animações extremamente infantis, foi à loucura com a violência, os poderes cósmicos e a história intrincada e rica em referências pouco ortodoxas para a época, como mitologia grega e astrologia. Amizade, companheirismo e o autossacrifício em prol de um motivo maior e mais nobre, eram as grandes vedetes do enredo. Se isso é considerado banal hoje, foi inovador, em especial em um desenho, na época.
Sakura Card Captors (Cardcaptor Sakura, JPN, 1998 – 2000, 70 Episódios, 3 Temporadas, Cartoon Network)
Não adianta dizer que não assistiu por que é machão e que Sakura é anime de menininha, esse sorriso na sua cara te condena. Assim como aconteceu em As Meninas Super Poderosas, Sakura conquistou tanto meninos quanto meninas com sua história. Divertida, emocionante e por vezes até rolava uma lágrima aqui e ali, assim era Sakura Card Captor, uma das maiores preciosidades que o Brasil pode receber e assistir.
Coragem, O Cão Covarde (Courage The Cowardly Dog, USA, 1999-2002, 53 Episódios, 4 Temporadas, Cartoon network)
Coragem assustava à todas as crianças, e até alguns adultos, mas mesmo assim não deixou de se tornar um clássico. Por trás de seus três personagens geniais, a inconsciente e doce Muriel, o rabugento Eustácio e o icônico cachorro cor de rosa que tinha medo até da própria sombra montaram uma das famílias mais relembradas e amadas da infância de muitas pessoas.
Johnny Bravo (Johnny Bravo, USA, 1997-2004, 67 Episódios, 4 Temporadas, Cartoon Network)
Quando criado, anos atrás, Johnny Bravo não tinha credibilidade dos estúdios, mas virou um sucesso. A imagem de Johnny fazendo os populares "hup" "hup" "hup", e sendo espancado por todo o tipo de mulher que ele via viraram um marco cultural, e até hoje o desenho é um dos preferidos das crianças nos anos 2000.
Du, Dudu e Edu (Ed, Edd n Eddy, USA, 1999-2009, 6 Temporadas, 131 Episódios, Cartoon Network)
Eram poucos personagens além do trio principal, mas o desenvolvimento de cada episódio fizeram de Du, Dudu e Edu um dos melhores desenhos da era de ouro do Cartoon Network. Com um humor um tanto mais escuro que outros desenhos, algumas coisas ficam na memória de todos até hoje, como as balas de caramelo e o que ficava embaixo da toca de Dudu, além da famosa galinha com kiabo, é claro.
Menções Honrosas para: A Vaca e o Frango, KND - A Turma do Bairro, Samurai Jack, As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, Tom e Jerry, Os Flintstones, Corrida Maluca, Capitão Planeta, Eu Sou o Máximo, Os Jetsons, Johnny Quest e Zé Colmeia.
O próximo canal a receber o especial é a Fox Kids. Não Percam!