A morte do Rei do Pop completa seis anos hoje, e como homenagem o Supertenimento preparou um especial com os 20 melhores vídeo clipes da carreira do maior Popstar da história, relembrando e celebrando sua incrível carreira.
Michael faleceu no dia 25 de Junho de 2009, em sua casa após ter uma dose letal de propofol injetada pelo médico Conrad Murray. Deixando três filhos, Michael é um dos artistas mais homenageados e influentes da história da música, e seu impacto na cultura Pop mundial é incalculável.
Com 13 números 1 na Billboard, o álbum mais vendido de todos os tempos com 'Thriller', 13 Grammys, 31 recordes no Guinness, 26 American Music Awards e diversos outros prêmios, Michael é o artista mais premiado da história e seu número de vendas fica atrás apenas de Elvis e dos Beatles, sendo estimado em mais de 400 milhões de álbuns mundialmente.
Dentre todas as suas contribuições, talvez seja nos vídeos que Michael mais revolucionou o caminho da indústria musical, abrindo portas para artistas negros e expandindo de forma inimaginável os meios para se montar um videoclipe. Confiram a primeira parte dos melhores clipes da carreira do cantor, artista, filantropo, ícone e o eterno Rei da música Pop.
In The Closet
A única coisa que impediu 'In the Closet' de se tornar um clássico e ficar semanas no número um da Billboard foi o fato de que Madonna desistiu de participar da música logo antes de 'Dangerous' ser lançado. Naomi Campbell estava ótima, mas para ficar ao lado de Michael Jackson sem ser ofuscado, teria que ser alguém com um brilho muito maior. Em um de seus poucos vídeos com temática sensual, MJ continuou a produzir vídeos ousados e inovadores, dirigidos como se fossem verdadeiros filmes.
Rock With You
'Rock With You' não é muito diferente da maioria dos clipes da década de 70, mas a presença e carisma de Jackson, aliados às icônicas luzes azuis e verdes ao fundo do vídeo, fazem de 'Rock With You' um dos primeiros momentos em que Michael Jackson se desvencilhou de sua imagem infantil.
Speed Demon
'Speed Demon' não é uma música realmente boa, mas o vídeo é tão bem feito, tão cheio de participações e referências que é uma bela obra de estudo acerca da mídia e cultura Pop àquela época. Além de ser extremamente divertido ver o maior Popstar do planeta em situações um tanto mais cotidianas.
You Rock My World
O último grande videoclipe de sua carreira não poderia faltar aqui. Apesar de ser parecido com o que era apresentado ao vivo na música 'Dangerous', 'You Rock My World' contou com a boa participação de Chris Tucker, e cumpriu seu papel transformando uma simples canção sobre amor em fundo musical para uma breve história sobre máfia.
Who Is It
David Fincher, antes de se tornar o aclamado diretor que é hoje, se aventurou em diversos videoclipes, e 'Who is It' foi um desses. Apesar de ter um sucesso moderado nos EUA, é uma das músicas mais subestimadas de Michael e a "continuação" de 'Billie Jean', e um vídeo que não figura em momento nenhum Michael dançando ou sequer sorrindo, é realmente algo interessante de se ver.
Stranger in Moscow
Enquanto 'Stranger in Moscow' é uma de suas melhores músicas, o vídeo apesar de ser filmado e dirigido de forma belíssima foi pouco divulgado nos EUA, o que não tira seu impacto artístico que influenciaria diversos clipes e comerciais sem cores no futuro. Destaque para as pequenas cenas em câmera lenta, que até hoje são altamente utilizadas em diversas peças visuais.
Jam
Michael Jackson ensinando Michael Jordan a dançar e Michael Jordan ensinando Michael Jackson a jogar basquete. Uma grande música, um cenário e adaptação simples, mas extremamente recorrentes, o que mais falta?
Say Say Say
Paul McCartney sabe reconhecer um talento, e ele precisava de um sucesso, resultado? MJ - Ei, vamos fazer uns hits? Paul - Claro. 'Say Say Say' ficou seis semanas em primeiro lugar da Billboard e fez uma polêmica gigantesca por causa de seu vídeo, que visto anos depois, nada passa de uma história rápida e divertida, atuada e montada de uma forma simples e eficiente e com um belo cenário e caracterizações.
Earth Song
'Earth Song' é uma das melhores músicas em que Michael fala sobre temas humanitários, e o vídeo apenas adiciona à assombrosa balada. Com imagens fortes e uma mensagem direta, 'Earth Song' recebeu grande reconhecimento por parte de iniciativas e ONGs protetoras do meio ambiente, e figura até hoje como um de seus vídeos mais bonitos.
They Don't Care About Us
Uma das músicas mais censuradas e polêmicas ao longo de toda a sua carreira, a versão brasileira de 'They Don't Care About Us' mostra perfeitamente o impacto de Jackson mundo afora. Em uma favela extremamente perigosa e tomada pelo tráfico, foi feito um acordo de paz para que o vídeo pudesse ser gravado e o resultado foi uma euforia pública poucas vezes vista no Brasil. O Olodum nunca esteve tão honrada, e anos depois, a quantidade de crimes baixou drasticamente e uma estátua em bronze de Michael se encontra no local. Poucos, ou talvez nenhum artista na história tenha chegado a esse ponto.
Menções Honrosas:
Ghosts - 'Ghosts' não é como muitos dizem, apenas uma "continuação" de "Thriller", é melhor pensar apenas em 40 minutos de um filme de terror para crianças que segura o recorde de videoclipe mais longo de todos os tempos. Não se pode dizer que não é divertido e que não seja uma adição para o grande catálogo de Jackson.
Don't Stop Till You Get Enough - Não é nada comparado aos três vídeos que tornariam Michael Jackson em Michael Jackson, mas a triplicação de imagens foi considerada inovadora e a facilidade do vídeo ajudaram a tornar a música uma das mais imortais e vivas da carreira de Jackson.